3 de fev. de 2009

Eu em minha paralaxe

A palavra paralaxe vem do Grego παραλλαγή que significa alteração. Wiki - Priberam

Adoro palavras difíceis!!!

Estive me observando ultimamente e acabei por constatar que tenho diversas vontades e elas se alteram dependendo do ponto de vista em que me observo.

Minha primeira vontade aqui é falar sobre John Perkins, e minha admiração pelo seu trabalho de escritor.

Numa tarde de domingo, esperando a sessão do cinema começar, passei na livraria e vi o livro The Secret History of the American Empire. Li a contracapa, me identifiquei com o texto apresentado e comprei o livro.

Ao lê-lo, me senti surpreso, pois nunca havia me identificado tanto com um livro. Os textos escritos são muito reveladores e envolventes, retratando casos e situações que me despertaram para o mundo novamente. E o despertar foi tão grande que escrevi este texto.

No livro, John Perkins relata as experiências que teve enquanto trabalhava para empresas norte-americanas, suas viagens, seus trabalhos voluntários e suas palestras ao redor do mundo. Ele cita também sua passagem pelo FSM em Porto Alegre. John Perkins é membro do conselho de várias ONG’s pelo mundo (uma delas: DreamChange).

O que mais me chamou a atenção neste livro é a postura responsável do autor. Ele descreve situações, eu diria “embaraçosas”, tanto para o governo norte-americano quanto para grandes corporações (em maioria norte-americanas), mas faz isto sem radicalismo, sem exageros, sem politizar. Definitivamente, um ato responsável de um escritor inteligente e realmente interessado em informar.

Depois de comparar o que li com algumas coisas que acontecem no mundo, surgiu-me na idéia cenários absurdos, mas plausíveis, de como acontecem a manipulação de governos e populações. A leitura deste livro contribuiu muito para meu amadurecimento político e de questões que estão na mídia em geral, e, com certeza me despertou à mudança de atitude.

Indico este livro a todos! Sem qualquer rotulação! Leiam pelo simples prazer do conhecimento, da descoberta!

Após lerem, visitem novamente o site e descubram o que tirei deste livro e coloquei neste aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário